domingo, 25 de novembro de 2012

BUDISTA ACREDITA EM DEUS?



Texto de:Wlaisa Fior


Budista acredita em Deus?
Geralmente, tudo que é diferente ao que as pessoas estão acostumadas é, a princípio, rejeitado ou visto com negatividade. O presidente Makiguti dizia: “Não julgue o desconhecido.” É isso o que acontece com o budismo. Devido o Brasil ter sua cultura arraigada na tradição cristã, o budismo, desconhecido pela maioria, é visto com reservas e muitas pessoas pensam que, por não falar em Deus, conforme a concepção que têm, não é uma religião correta, muito menos deve ser seguida.
Outro fator que ajuda a complicar é que, por existir muitas ramificações do budismo, os não-budistas acreditam que todos os tipos de budismo são iguais. Normalmente, os meios de comunicação fazem essa confusão, como aconteceu recentemente com uma revista de circulação nacional. (continua...)
Algumas vezes, quando iniciamos um Chakubuku, de início somos questionados da seguinte forma: “Vocês acreditam em Deus?” Muitos de nós já viveram essa experiência, e por mais que tentemos explicar, a maioria das pessoas diz: “Mas eu não quero deixar o meu Deus!” Por isso, hoje, abordaremos esse ponto.
Inicialmente, é bom esclarecermos que Buda não é Deus. A palavra “buda” significa “o iluminado”. Ou seja, um Buda é aquele que se iluminou para a verdade da vida. “Ismo”, de budismo, é um sufixo que significa “doutrina, escola, teoria ou princípio artístico, filosófico, político ou religioso.” Cristianismo refere-se aos ensinos de Cristo e budismo, aos ensinos de Buda.
Segundo Bryan Wilson, uma das maiores autoridades em religião do Ocidente, o sentimento religioso surge para explicar o inexplicável — os fenômenos da natureza, que para as pessoas não têm uma explicação racional.
Assim, para o cristão, o “inexplicável”, ou os fenômenos do universo, é atribuído a Deus, que vive no céu e dita as regras da Terra. Ele criou todo o universo, o homem, o sol, a lua, as estrelas, as plantas, os animais etc. e possui imensa benevolência e compaixão pela humanidade. No entanto, as pessoas colocam Deus em dois extremos: por um lado Ele possui um amor incondicional para com as pessoas, por outro é um severo punidor e o sofrimento das pessoas é desígnio de Deus. Tanto é que todos conhecem as famosas frases: “Deus quis assim!”; “Esse é o destino que Deus me deu!” entre outros.
Nos ensinamentos budistas, os fenômenos são atribuídos a uma Lei que rege o universo. Essa Lei é denominada Nam-myoho-rengue-kyo.
Vamos abrir um parênteses aqui para explicar que Gohonzon também não é Deus. O Gohonzon é nosso objeto de devoção, diante do qual conseguimos concentrar nosso pensamento nessa Lei universal e fazer com que ela se manifeste profundamente em nossa vida.
Muitas vezes, por termos sido criados numa sociedade cristã em que aprendemos a atribuir tudo a Deus, acabamos nos expressando da seguinte forma: “Se o Gohonzon quiser!”, “Graças ao Gohonzon!”, “Vá com o Gohonzon!” e “Jogue nas mãos do Gohonzon”. Para nós, budistas, o ser humano possui um grande potencial por si só, pois ele faz parte do universo. Todas as suas conquistas estão arraigadas em sua determinação, esforço e sabedoria associados à fé na Lei Mística. Não existe alguém determinando sua condição de vida de felicidade ou sofrimento.
Segundo os ensinamentos budistas, tudo na vida é regido pela lei de causa e efeito existente no universo. Os sofrimentos e a felicidade existem na vida de cada pessoa e se manifestarão de acordo com a força positiva ou negativa que cada um carrega. Se a força negativa for mais poderosa — força essa criada pelas causas negativas acumuladas — a pessoa sofre. Do contrário, se a positiva for mais forte — gerada pelas causas positivas feitas pela própria pessoa —, ela é feliz. A Lei que rege o universo não é punitiva. Ela é justa, rigorosa e benevolente, pois cada pessoa colhe o que plantou.
O importante em cada religião é o respeito mútuo. Desconsiderar a existência de Deus para um cristão por sermos budistas é desrespeitar a pessoa e sua fé.
Na Nova Revolução Humana, o presidente Ikeda escreveu: “Para criar uma era de paz é necessário e imprescindível o diálogo entre os religiosos... É preciso iniciar o diálogo entre budistas e cristãos, budistas e judeus, budistas e islamitas. Mesmo que as convicções religiosas sejam diferentes, creio que todos acalentam o ideal comum de paz e felicidade da humanidade... Eu penso que as religiões, em vez de guerrearem entre si, deveriam disputar a corrida para o bem... uma disputa entre as religiões no contexto do que estão fazendo para o bem da paz, para o bem da humanidade. É uma corrida humanitária... que conduz tanto a si como os outros para a felicidade. Isto pode ser disputado de várias formas. Por exemplo, na criação de excelentes valores humanos que contribuam para a paz do mundo ou na promoção de movimentos que proporcionem coragem e esperança para as pessoas.” (Vol. 5, págs. 87–88.)
Com base nesses pontos, vamos estudar o budismo para que possamos defender nossa fé convictamente, sem, no entanto, desrespeitar a fé dos outros.

38 comentários:

  1. Otima explicaçao Luciana, gostei bastante!

    ResponderExcluir
  2. Desculpe-me muito boa sua explicação mas você não definiu se existe ou não DEUS..você explicou sobre o budismo muito bom..mas parou na metade sobre Deus.
    Seja claro para vocês existe ou não existe. O famoso caminho do meio dos budistas, me parece ser em cima do muro nem de um lado nem do outro...pois já perguntei para vários budistas e nunca chegaram ao um veredicto... grato..OBS: Desculpe-me mas a clareza religiosa e necessário, pois pessoas mudam de religião achando que uma coisa e no fim não são. Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que ficar "em cima do muro"? Parecia fácil responder sim ou não, crer ou não crer em Deus.

      Excluir
    2. Pra mim Deus sempre vai existir independente da religião... Cada um de nós tem q descobri o Deus dentro de si.

      Excluir
    3. Isso é irrelevante.
      Para responder essa pergunta, vc deve se questionar antes. O conceito de deus é algo que varia de acordo com a crença.
      Alguns índios, por exemplo, acham que a natureza é deus. Outros acham que existem vários deuses. Defina o que é deus pra vc antes de perguntar aos outros.
      Creio que pra vc, a definição de deus é o modelo criado pela doutrina judaica-cristã. Entenda que em certas crenças, a definição de deus não tem importância nenhuma.
      O problema aqui é que vc tem uma definição de deus que foi moldada pela sua formação cristã. E vc não consegue entender que, para outras culturas, a definição de deus e divindades é totalmente diferente do que diz a bíblia.
      Portanto vou reformular a sua pergunta...
      Vc gostaria de saber se o budismo acredita num deus nos moldes judaico cristão, não é mesmo?

      Excluir
    4. Olá. Tudo bem?
      Ele explicou sim, mas de uma forma diferente. Leia com mais calma e refletindo. Assim, vc encontrara a resposta. Abraços..

      Excluir
    5. Boa noite Mario.
      Vou explicar se no budismo acretimos ou nao em Deus:
      Sim acreditamos.
      Não nesse Deus barbudo velhinho que castiga.
      Somos responsáveis por nossos atos e responderemos por cada um.
      Existe vários deuses, onde nossa energia busca no mantra NAM MYOHO RENGUE KYO se refere a força do Universo (Deus). Quando nós sentarmos e orarmos temos os Deuses a nossa volta nos ajudando.
      Falo dentro dos ensinamentos do budismo de Nitiren Daishonin.
      Espero ter ajudado.


      Excluir
    6. Sim, acreditamos.No budismo de Nitiren Daishonin
      compreendemos como Deus trata-se na verdade da Lei Mística (Nam-myoho-rengue-kyo), o diferencial está na forma como a compreendemos.
      A concepção do absoluto (Deus) no cristianismo é de um ser supremo, infinito, perfeito, pessoal, absoluto, transcendental, criador do universo, que seria a causa primária e o fim de todas as coisas.
      Já no Budismo a compreensão do absoluto (Dharma ou Lei Mística) é de uma Lei Natural do Universo que abrange todas as leis, toda a matéria e todas as formas de vida existentes no universo, se o expandirmos ao espaço ilimitado, é o mesmo que a vida do universo, e se o condensarmos ao espaço limitado, é igual à vida individual dos seres humanos.

      Podemos concluir que tanto a Lei como Deus referem-se a uma mesma força ou princípio que permeia o universo, então não é só porque vai se converter ao budismo que precisa deixar de acreditar em deus, na verdade você vai acreditar "nele" de uma forma mais profunda, não como um ser mas como uma lei natural, esta é a diferença.
      Porém será difícil se manter a visão de deus como um ser alheio a vida que nos julga e nos condena, pois entraria em contradição com que o budismo ensina, conforme Nitiren diz no escrito Sobre Atingir o Estado de Buda: "Contudo, mesmo que recite e acredite no myoho-rengue-kyo, se pensa que a Lei existe fora de seu coração, não está abraçando a Lei Mística, mas um ensino inferior. (...) Quando o senhor recita Myoho e Rengue deve ter a profunda fé de que o Myoho-rengue-kyo é a sua própria vida.”
      Esperto ter ajudado. NMRK

      Excluir
    7. Explicou sim
      "cristianismo refere - se ao ensino de cristo, budismo ao ensino de buda"

      Excluir
    8. Explicou sim
      "cristianismo refere - se ao ensino de cristo, budismo ao ensino de buda"

      Excluir
  3. Desculpe-me muito boa sua explicação mas você não definiu se existe ou não DEUS..você explicou sobre o budismo muito bom..mas parou na metade sobre Deus.
    Seja claro para vocês existe ou não existe. O famoso caminho do meio dos budistas, me parece ser em cima do muro nem de um lado nem do outro...pois já perguntei para vários budistas e nunca chegaram ao um veredicto... grato..OBS: Desculpe-me mas a clareza religiosa e necessário, pois pessoas mudam de religião achando que uma coisa e no fim não são. Agradeço

    ResponderExcluir
  4. Desculpe-me muito boa sua explicação mas você não definiu se existe ou não DEUS..você explicou sobre o budismo muito bom..mas parou na metade sobre Deus.
    Seja claro para vocês existe ou não existe. O famoso caminho do meio dos budistas, me parece ser em cima do muro nem de um lado nem do outro...pois já perguntei para vários budistas e nunca chegaram ao um veredicto... grato..OBS: Desculpe-me mas a clareza religiosa e necessário, pois pessoas mudam de religião achando que uma coisa e no fim não são. Agradeço

    ResponderExcluir
  5. A explicação do Budismo realmente foi ótima, mas sobre deus novamente o ficou no ar. Será que nenhum budista consegue dizer diretamente ''existe ...não existe''.
    Tem que ser claro, não exite meio termo religioso..dogmas são dogmas, sem problema acreditar neles, cada um acredita no que quer. Mas tem gente que busca algo por isto te que ser claro. Já perguntei a muitos budistas, Nitiren, Terra Pura, bön, sakya, shoshu, nunca confirmaram. Porque?.. Grato.e Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus existe dentro de você , no seu interior , não no seu exterior ...

      Excluir
    2. o que eu entendi sobre isso foi: Budistas não acreditam em deus... acreditam no estado de iluminação (estado de buda) . Ou seja: você tem o estado de buda dentro de você mesmo, e tem o poder de liberta-lo para ter uma vida de iluminação e felicidade. A partir do momento que você atinge a iluminação você se torna um buda. Eles não acreditam q tenha alguém que comande sua vida. Acreditam na lei de causa e efeito, se você faz causas negativas irá recolher coisas negativas em sua vida, se fez causas positivas irá recolher coisas positivas em sua vida.

      Excluir
  6. Muito Obrigado. Texto muito explicativo e perfeitamente articulado. Gostei demais!

    ResponderExcluir
  7. Pessoal vamos esclarecer os fatos, o budismo Nichiren não acredita no Deus Transcedente, julgador, que faz milagres ou que castiga, que seja uma entidade externa e independente. Não cre que um único homem no caso cristão Jesus, muçulmano, no caso Maomé sejam escolhidos como caminho de salvação das pessoas. No budismo ninguém salva ninguém, muito menos Deus, o estado de Buda é acessível a todos porque todos são Budas sem excessao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, mas o que vem a ser Deus para os budistas?

      Excluir
    2. E como vcs querem q as pessoas pratique se vcs nem sabe qual a salvação? Acredito se agente não ter a fé q existi o Deus todo poderoso estamos perdidos.

      Excluir
    3. E como vcs querem q as pessoas pratiquem se nem sabe qual é a salvação? Acredito q se agente não crê q existi um Deus todo poderoso olhando por nós estamos perdidos.

      Excluir
    4. Nanda:
      No budismo, o conceito de deus é praticamente irrelevante. O budismo não tem a mesma fixação por deus que os cristãos, judeus e muçulmanos têm.
      Portanto, no budismo, o modelo de deus ao qual vc se refere (criado pelos judeus) não tem relevância nenhuma.
      Buda diz o seguinte:
      “Ninguém nos salva, a não ser nós mesmos".
      A relação de dependência psicológica que as pessoas criaram com relação ao deus judaico cristão as impede de olharem para elas mesmas. Segundo Buda, "todo ser humano é o autor da sua própria saúde ou da doença".
      Isso significa que as pessoas precisam tomar para si as responsabilidades da vida. Vc pode fazer por si só. Vc é a responsável pelas suas atitudes. Vc é a responsável por percorrer seu caminho. É vc quem deve buscar por si só a sabedoria.
      No budismo, não há delegação de responsabilidades para divindades. No budismo, as pessoas são estimuladas a caminharem por si só, sem dependências emocionais ou expectativas impossíveis.
      Não há nada no budismo que justifique o que os cristãos chamam de "salvação", pois o indivíduo não precisa ser salvo de nada (o budismo não acredita em inferno e nem em demônios).
      Entendeu?

      Excluir
    5. O texto foi ótimo e a explicação do Gabriel Schieza foi muito boa. Ser budista é tomar a responsabilidade para si ou seja nada de esperar ou largar nas mãos de algo fora de você, pois você é responsável por sua felicidade ou infelicidade.

      Excluir
  8. Gostei muito do texto, inclusive vou copiar e postar no face. Posso fazer isso?

    ResponderExcluir
  9. E como vcs querem q as pessoas pratiquem se vcs não crê em salvação muito menos em Deus?Acredito se agente não crê q sempre existiu um DEUS todo poderoso q olha por nós estamos perdidos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acreditamos na evolução espiritual, no entendimento da lei mistica, e seguimos nosso caminho procurando praticar a lei da causa e efeito, purificando nosso carma em comportamentos que nos leve a efeitos de paz e felicidade.
      "os cristãos acreditam que o HOMEM é a imagem e semelhança de DEUS", ENTÃO!.

      Excluir
    2. Se voce acredita nisto ja tem a sua verdade .Tende ser feliz e emanar amor e paz com a sua verdade.Imagino que estar aqui seria uma perca de tempo pra voce. Nao sou budista, e caso eu esteja sendo grosseiro saiba que não é a resposta de um budista.

      Excluir
  10. Existe a explicação analógica das teses, uma vez que o Nam myoho ren gue kyo, é a Lei do Universo, a Humanidade sempre acreditou nesta natureza como deuses ou recentemente deus,esta lei universal acopla tudo aquilo em que a humanidade sempre acreditou.Portanto ser Buda é um estado de vida, é a felicidade absoluta,analogicamente a lei universal se difere de Deus quando entende ser pessoa,e se iguala ao conceito quando se acredita em uma força suprema que rege o universo.Definindo o ser humano como pequeno universo que interage com o grande universo, isto é a lei real da vida, a presença do EU, e no centro da palavra DEUS contem EU, ou seja, não existe vida sem o EU, portanto ser budista é acreditar em uma força suprema e universal.

    ResponderExcluir
  11. Verdade falou falou mas nao foi claro na resposta Jesus è a luz do mundo

    ResponderExcluir
  12. Gosto de ler algo sobre diferentes religiões, gosto de pensar a respeito do que leva as pessoas a escolherem (ou serem escolhidos) um caminho. Não sei se estou certa, mas consigo ver muitas semelhanças, e algumas "coincidências", como o Buda embaixo da figueira e ele encontrou a iluminação que ele desejava, também havia um homem embaixo da figueira e ele foi encontrado por Jesus Cristo, nós cristãos acreditamos que ele é a Luz.

    ResponderExcluir
  13. Bom Dia!!!☀

    "A mais gratificante forma de viver é ter total esperança e confiança de que você pode recriar seu destino do ponto em que está.

    Você não espera as coisas mudarem para ser feliz mas experimenta a felicidade agora e, a partir dela, inicia a mudança da situação."

    (BS 2315, pág. C3)

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia!!!☀

    "A mais gratificante forma de viver é ter total esperança e confiança de que você pode recriar seu destino do ponto em que está.

    Você não espera as coisas mudarem para ser feliz mas experimenta a felicidade agora e, a partir dela, inicia a mudança da situação."

    (BS 2315, pág. C3)

    ResponderExcluir
  15. Simplesmente amando conhecer o budismo,obrigada pela explicação! !!

    ResponderExcluir
  16. O presidente Makiguti dizia: “Não julgue o desconhecido.”

    ResponderExcluir
  17. O presidente Makiguti dizia: “Não julgue o desconhecido.”

    ResponderExcluir
  18. Nos budistas podemos dizer que acreditamos em "Deus", mas não dá forma que os cristãos acreditam. Acreditamos em uma "força uma energia" que permeia todas as coisas todos os seres do universo, essa "energia" existe dentro de cada um de nós, então podemos dizer de uma forma simplificada que buscamos esse "Deus" dentro de nós mesmo não fora de nós, ai está a grande diferença. Da doutrina Cristã e Budista

    ResponderExcluir
  19. Pessoal lendo os comentários, vejo que muitos querem saber se acreditamos ou não em Deus. Bom vou responder acreditamos em uma lei mística, uma lei de causa e efeito! Como foi lido neste post, e vou enfatizar "Para nós, budistas, o ser humano possui um grande potencial por si só, pois ele faz parte do universo. Todas as suas conquistas estão arraigadas em sua determinação, esforço e sabedoria associados à fé na Lei Mística. Não existe alguém determinando sua condição de vida de felicidade ou sofrimento.
    Segundo os ensinamentos budistas, tudo na vida é regido pela lei de causa e efeito existente no universo."! Agora o importante em cada religião é o respeito mútuo. Desconsiderar a existência de Deus para um cristão por sermos budistas é desrespeitar a pessoa e sua fé. Pergunto a estas pessoas, por mais que a gente diga no que acreditamos, diferente da palavra "Deus", esse ensinamento não presta?
    A religião, qualquer que seja, ela existe para confortar, acolher e fazer com que o ser humano em sua fé e em suas orações, possam ter forças para mudar qualquer situação, nos confortar diante de coisas que não entendemos, acreditar que possamos ter um mundo melhor para se viver,temos que aprender a respeitar no que você, eu ou qualquer outra pessoa acredita! A onde você está em sua religião, por um acaso você não se sente bem? Isso é que importa, e não ficar instigando um ao outro para saber o que presta ou que não presta ou no que acredita ou deixa de acreditar!

    ResponderExcluir
  20. Regério, aqui vai a sua resposta:
    O VERDADEIRO BUDISMO (Buda Nichiren Daishonin-Sutra de Lótus), teve uma imensa dificuldade de propagar o Verdadeiro Ensino, e não é para menos. O Buda SAKYAMUNI fixou em 2 mil anos, após a sua morte, para o Sutra de Lótus ser propagado. O Verdadeiro Budismo é eminentemente ESOTÉRICO (Secreto) e não está ao alcance de qualquer humano, mesmo sendo escrito para todos. Veja como a Lei do Dharma estabelece a hierarquia Cósmica: DEMÔNIOS, NÃO-HUMANOS, HUMANOS, SANTOS E PROFETAS, BODHISATTVAS MAHASATTVAS e DEUSES, BUDAS. Como você pode ver, "DEUS É UM ESTADO DE EVOLUÇÃO, E NÃO, UMA ENTIDADE". Todas os Credos da Terra ( EXCETO O SUTRA DE LÓTUS - ENSINO VERDADEIRO) foi definido pelo Buda como ENSINOS PROVISÓRIOS, totalizando atualmente, 94,6% da humanidade. Essas pessoas não se livrarão da Lei do Renascimento e Morte.

    ResponderExcluir