sexta-feira, 4 de maio de 2012

RECITAR NAM-MYOHÔ-RENGUE-KYÔ É A MAIOR DAS ALEGRIAS!

Não há felicidade mais verdadeira para os seres humanos que recitar o Nam-myoho-rengue-kyo.
As palavras "seres humanos" logo no início de fato contém um grande significado, pois se referem a toda a humanidade. O ensino de Daishonin pode beneficiar todas as pessoas sem uma única exceção.
O budismo é um ensino que existe para todos os seres humanos. Não é apenas para os japoneses, ou para os integrantes de um determinado grupo étnico ou país. Nitiren Daishonin declara fundamentalmente que, para todas as pessoas, sejam pobres ou ricas, famosas ou anônimas, poderosas ou cidadãos comuns, artistas ou cientistas, não existe felicidade, alegria e nem realização verdadeira sem a recitação do Nam-myoho-rengue-kyo.
A razão disso é que, ao recitarmos Daimoku, nossa vida se une com a vida do Buda e podemos extrair uma força inesgotável que nos possibilita realizar nossa revolução humana e ajudar as outras pessoas a fazerem o mesmo.
A fama, a riqueza ou o prestígio social não nos garantem por si sós a felicidade. Há muitos milionários que sofrem terrivelmente por trás das paredes de suas mansões. Alguns estão tão presos à vaidade que não têm um segundo de paz interior. Muitas pessoas famosas caem num inferno de angústia quando perdem a celebridade.
Pode haver duas pessoas que trabalhem na mesma empresa, realizem funções idênticas e têm a mesma situação econômica e social, apesar disso, uma se sente feliz e a outra vive desesperada. Não é raro encontrar esse tipo de disparidade entre pessoas que, em outros aspectos, têm a vida muito parecida, isso está relacionado à condição de vida interior, ao sentimento de cada uma.
Também não se pode dizer que apenas o avanço da ciência ou o desenvolvimento econômico conduz necessariamente à felicidade. Em qualquer caso, o fato de nos sentirmos felizes ou infelizes depende de nós próprios. Se não transformarmos nosso estado de vida, nunca conseguiremos sentir a verdadeira felicidade. Mas quando realmente mudamos nossa condição interior, o mundo se transforma. A recitação do Daimoku é o meio fundamental para tal transformação interior.
Considero a frase "Não há felicidade mais verdadeira para os seres humanos que recitar o Nam-myoho-rengue-kyo" como uma das mais fáceis de memorizar e a mais difícil de compreender.
Imaginemos que uma pessoa procure você para pedir um conselho, pois ela se encontra desempregada e desesperada com a situação. É obvio esperar que você lhe ensine a oração do Daimoku, instruindo-a a estabelecer o objetivo de conseguir trabalho. Passados alguns dias essa pessoa o encontra demonstrando
estar muito feliz e lhe diz: "Puxa! A oração que você me ensinou é mesmo poderosa! Fiz o objetivo, orei o Nam-myoho-rengue-kyo e já estou empregado!" É muito comum ouvirmos frases como nesse exemplo, que "graças ao Nam-myoho-rengue-kyo consegui trabalho!"
Não é, absolutamente, uma forma errada de se expressar. No entanto, se analisarmos a frase do Escrito acima, é como se a pessoa mudasse seu teor para: "Não há felicidade mais verdadeira para os seres humanos que conseguir trabalho!".
Então como podemos melhor analisar e pensar? Penso que a forma mais profunda de pensar é "Graças à necessidade de trabalho, recitei o Nam-myoho-rengue-kyo!". Assim começamos a entender que os problemas são as motivações para a recitação do Daimoku. Ao invés de nos desesperarmos com situações difíceis, passamos a considerar que são nas dificuldades que se encontram as verdadeiras oportunidades. O sentimento de gratidão passa a fazer parte da oração e não há oração mais eficiente e forte do que aquela em que a determinação da vitória.

TEXTO RETIRADO DO SITE: http://www.estadodebuda.com.br/home

Nenhum comentário:

Postar um comentário