domingo, 6 de maio de 2012

O QUE É A SOKA GAKKAI?

Soka Gakkai

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Soka Gakkai é a designação de uma ong que tem como objetivos o estabelecimento da paz, da cultura e da educação. Tem como base filosófica o Budismo de Nitiren Daishonin. Possui aproximadamente 15 milhões de membros em 192 países e territórios do mundo.
O budismo de Nitiren Daishonin tem como prática principal o Daimoku que consiste na recitação do mantra "Nam-Myoho-Rengue-Kyo" .
Após um grande desenvolvimento ao redor do mundo, em 1975 foi fundada por Daisaku Ikeda na Ilha de Guam a Liga Budista Internacional, posteriormente denoominada Soka Gakkai Internacional - SGI
Em Outubro de 1981, a Soka Gakkai Internacional foi oficializada como organização não-governamental (ONG) de posição consultiva no Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados e no Departamento de Informações Públicas (UNDPI). Em maio de 1983, foi registrada como uma ONG no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e, em 1989, integrou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). É também entidade membro da World Federation of United Nations Associations - Federação Mundial das Associações das Nações Unidas (WFUNA).
No início dos anos 90, fortes divergências com a ordem clerical associada, a escola Nitiren Shoshu, levaram a uma separação definitiva entre as duas. Atualmente é uma organização sem uma ordem monástica associada.
A história da Soka Gakkai é repleta de desafios e triúnfos e foi construída sob a liderança de seus três primeiros presidentes, considerados pelos membros desta organização como os eternos mestres do Kossen-rufu: Tsunessaburo Makiguti, Jossei Toda e Daisaku Ikeda.

 

História

Em 1903, aos trinta e dois anos de idade, Tsunessaburo Makiguti publicou, pouco antes da Guerra Russo-Japonesa, a obra Geografia da Vida Humana. A mentalidade da sociedade japonesa da época pode ser simbolizada pela atitude de sete famosos acadêmicos do Japão, da Universidade Imperial de Tóquio, que fizeram uma petição ao Governo para que endurecesse sua postura com a Rússia, inflamando ainda mais a população à guerra. Já Makiguti, um professor desconhecido, enfocava a comunidade local, mas com a consciência da cidadania global.
Aos quarenta e dois anos, Makiguti foi nomeado diretor de uma escola primária em Tóquio e durante os vinte anos seguintes desenvolveu algumas das mais notáveis escolas públicas de Tóquio.
Uma das maiores influências no pensamento de Makiguti foi o filósofo americano John Dewey, em cuja filosofia se baseou para criar uma mudança no sistema educacional japonês. Um franco defensor da reforma educacional, Makiguti encontrava-se sob constante vigilância e pressão das autoridades.
Em 1928, aos 57 anos, Makiguti conheceu o budismo e sentiu que havia encontrado nessa filosofia os meios pelos quais poderia concretizar os ideais que buscara durante toda a vida — um movimento pela reforma social por meio da educação. Em 18 de novembro de 1930, Makiguti e seu discípulo e também professor, Jossei Toda, publicaram o primeiro volume do livro Sistema Pedagógico de Criação de Valores (Soka Kyoikugaku Taikei). Eles decidiram chamar a editora de Soka Kyoiku Gakkai (Sociedade Educacional de Criação de Valores) e formaram um grupo para empreender atividades educacionais e religiosas, o qual foi a instituição precursora da Soka Gakkai.
Makiguti pretendia publicar doze volumes da obra. O primeiro foi lançado em 1930. O segundo, em 1931, o terceiro em 1932 e o quarto, em 1934. Os oito volumes seguintes jamais foram publicados. Dez anos se passaram desde o lançamento do quarto volume até o falecimento de Makiguti na prisão em 1944. A visão de Makiguti passou por uma grande mudança nesse período por ter se convertido ao Budismo de Nitiren Daishonin. Seu interesse por essa filosofia era tão grande que ele passou a se dedicar totalmente às atividades da Soka Gakkai. Ele via nela a possibilidade de propagar seus ideais humanísticos em prol da educação.
Em 1935, o estatuto da Sociedade Educacional de Criação de Valores ficou pronto. O artigo 1º estabelecia o seu nome e o artigo 2º estipulava que seus objetivos estavam voltados para as pesquisas relacionadas à criação de valores, ao desenvolvimento de professores altamente capacitados e à reforma do sistema educacional do país. Em julho de 1936, o primeiro dos seminários foi promovido pelo grupo no alojamento Rikyobo, no Taissekiji. Em 1937, Makiguti, Toda e mais de cinqüenta pessoas realizaram uma cerimônia no Auditório Meikei de Tóquio, marcando um novo início para a organização, e assim instituindo oficialmente a Soka Kyoiku Gakkai. Iniciou-se também um grande movimento de propagação do Budismo Nitiren com a realização de reuniões de palestra, que logo se tornou uma atividade tradicional da organização.
Em 1940, foi realizado um segundo encontro. A organização havia atingido o número de quinhentas famílias, sendo necessária uma revisão em seus regulamentos. Makiguti foi nomeado presidente e Toda, diretor-geral. Nessa época, eclodiu a Segunda Guerra Mundial com a invasão da Polônia pelos nazistas. As tropas do Japão também avançavam, invadindo a China e a Coréia.
Observando o desenrolar dos acontecimentos, Makiguti criticou abertamente a política do governo japonês de unificar todos os ensinos ao xintoísmo, religião oficial do governo. Como conseqüência, em junho de 1943 os líderes da Soka Gakkai foram convocados a comparecerem ao Taissekiji. Nessa ocasião, o clero sugeriu que os membros da organização acatassem a decisão do governo e abraçassem “provisoriamente” o talismã xintoísta. Makiguti ficou indignado com essa proposta que feria totalmente o espírito do Budismo de Nitiren Daishonin. Em vista disso, todas as atividades da Gakkai passaram a ser vigiadas pela polícia Especial de Segurança.
Makiguti não se intimidou e isso resultou na prisão dele, de Toda e de vários líderes da organização, acusados de violarem a Lei da Preservação da Paz e de desrespeitar os santuários xintoístas. Devido à pressão, somente Makiguti e Toda mantiveram-se firmes e irredutíveis. Makiguti foi enviado à prisão de Sugamo e submetido a interrogatórios, sendo privado de todos os direitos, até de escolher seu próprio advogado, sofrendo diversos tipos de privações. Debilitado pela desnutrição, no dia 17 de novembro de 1944, Makiguti pediu aos carcereiros que o transferissem para o ambulatório da prisão, onde logo entrou em coma e faleceu por volta das seis horas da manhã do dia 18 de novembro de 1944, aos 73 anos de idade.
Após ser libertado da prisão, em 3 de julho de 1945, Jossei Toda deu continuidade aos ideais de Makiguti, reformulando e construindo a base da organização, que passou a se chamar Soka Gakkai (Sociedade de Criação de Valores). Em 1948, durante uma reunião de palestra - principal atividade da organização onde se realizam diálogos de vida a vida e discussões sobre a aplicação do Budismo na vida diária, Jossei Toda se encontra pela primeira vez com Daisaku Ikeda. Impressionado com os nobres ideais de Toda, suas respostas claras e convictas e sua visão de um modo correto de se viver, Daisaku decide tornar-se seu discípulo, acompanhando-o em todos os empreendimentos delineados para a propagação do Budismo de Nitiren Daishonin.
Jossei Toda assume como Presidente da Soka Gakkai em 3 de maio de 1951, quando lançou como objetivo de sua vida a expansão do Budismo de Nitiren Daishonin para 750 mil famílias. Na ocasião, a organização contava com apenas 3 mil famílias e muitos dos presentes acharam que este objetivo nunca seria alcançado.
Ele passa a viver num ritmo alucinante a fim de reconstruir a Soka Gakkai. Edificou organizações de base, realizou reuniões de palestra por todas as partes do Japão, orientou os membros sobre diversos assuntos, fez visitas às famílias e fundou as Divisões Feminina, Feminina de Jovens e Masculina de Jovens.
Ainda no ano de 1951, visando comemorar os setecentos anos do estabelecimento do Verdadeiro Budismo, Toda anunciou o projeto de publicação da coletânea completa das escrituras de Nitiren Daishonin (Gosho Zenshu). Com o auxílio de seu discípulo, Daisaku Ikeda, a obra foi lançada em 28 de abril de 1952.
Em 1957, o número de associados ultrapassou 765 mil famílias. No dia 8 de setembro daquele ano, foi realizado um festival esportivo pela Divisão dos Jovens denominado “Festival da Juventude”. Nessa ocasião, Jossei Toda proferiu sua famosa “Declaração pela Abolição das Armas Nucleares” para as 50 mil pessoas presentes no Estádio Esportivo de Mitsuzawa e a deixou como principal testamento para os jovens.
Em 16 de março de 1958, Jossei Toda liderou pela última vez uma atividade. Essa data ficou conhecida como o “Dia do Kossen-rufu”, ocasião da transmissão da tarefa de realizar a paz mundial à Divisão dos Jovens, mais precisamente a Daisaku Ikeda.
Duas semanas depois, no dia 2 de abril de 1958, Jossei Toda encerrou sua nobre existência aos 58 anos de idade, após concluir todos os seus empreendimentos.
Com o falecimento de Toda, alguns duvidavam que a Soka Gakkai sobrevivesse, mas a determinação e o empenho de Ikeda fez com que as dúvidas se dissipassem no coração dos companheiros, devolvendo-lhes esperança e dando novo impulso à organização.
Em 3 de maio de 1960, Daisaku Ikeda assume a terceira presidência da Soka Gakkai. A data simboliza a unicidade de mestre e discípulo e o espírito primordial do Budismo Nitiren. Decidido a impulsionar o Kossen-rufu mundial, no mesmo ano ele parte para o exterior para estruturar a organização e estreitar os laços de amizade entre os povos — missão que vem sendo cumprida até hoje. Com o grande desenvolvimento em nível mundial da organização, foi fundada no 26 de Janeiro de 1975, na Ilha de Guam (Havaí), a Soka Gakkai Internacional. Desde então, o budismo de Nitiren Daishonin foi difundido para diversas culturas e países através das atividades da Soka Gakkai, estando hoje presente em 192 países e territórios, perfazendo cerca de 12 milhões de associados praticantes em todo o mundo (2009).Dos 192 países somente em 70 países a Soka Gakkai é reconhecida oficialmente, seja por motivos religiosos ou por não haver uma estrutura de organização. Recentemente a SGI-Portugal estruturou-se como organização religiosa, apesar de haver praticantes lá desde a década de 80.
Além de dialogar com líderes mundiais (cerca de 1700 personalidades), Daisaku Ikeda fundou diversas instituições como a Associação de Concertos Min-On, o sistema educacional Soka, o Museu de Arte Fuji de Tóquio, o Centro de Pesquisas Ecológicas da Amazônia (Cepeam), entre outros, empreendimentos estes reconhecidos em todo o mundo.

 

Soka Gakkai no Brasil

No Brasil é representada pela Associação Brasil Soka Gakkai Internacional, geralmente chamada de BSGI ou "a organização", como seus membros a chamam internamente é uma organização de praticantes do Budismo de Nitiren Daishonin.Em Portugal ela é chamada como SGI-Portugal (SGI-POR).
A BSGI tem uma base de estrutura descentralizada. A menor fração da organização é o bloco, um conjunto de dois ou mais blocos geram uma comunidade, um conjunto de comunidades, um distrito, um conjunto de distritos, uma regional ou área, um conjunto de regionais ou áreas, uma região metropolitana ou RM, um conjunto de RM, uma subcoordenadoria. Subcoordenadorias formam uma coordenadoria. Atualmente a BSGI tem quatro coordenadorias a saber:
  • CCSP (Coordenadoria da Cidade de São Paulo) - abrange a cidade de São Paulo
  • CMSP (Coordenadoria dos Municípios de São Paulo) - abrange as cidades da grande São Paulo
  • CRJ (Coordenadoria do Rio de Janeiro) - abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo
  • CRE (Coordenadoria das Regiões Estaduais) - cobre o oeste do Estado de São Paulo e os demais estados do Brasil
Existem ainda coordenadorias que não fazem parte desta estrutura, administrando outras situações específicas, como a Coordenadoria Educacional que atua nas atividades ligadas a educação e a Coordenadoria de Relacionamento Internacional que administra os grupos de brasileiros que praticam em outros países, notadamente Japão, e que devido principalmente a língua tem dificuldade para se integrar com a SGI local.
Em setembro de 2008, durante a reunião do Conselho Central da BSGI, criou-se o Conselho Orientador da BSGI, sendo indicados por unanimidade, como presidente e vice-presidente deste conselho, os Srs. Eduardo Taguchi e Rubens Kamata e foram nomeados como novos presidente e vice-presidente da BSGI os Srs. Júlio Kosaka e Naoto Yoshikawa.
Divisões
Os membros da BSGI estão divididos conforme o sexo, faixa etária e período escolar. O objetivo destas divisões é criar grupos onde existe um melhor entendimento das situações vividas. Também não são regras rígidas, havendo várias exceções de acordo com circunstâncias particulares. Um claro exemplo destas exceções é a Divisão dos Estudantes. Entre 14 e 17 anos, os jovens fazem parte tanto da Divisão dos Estudantes como das Divisões Masculina de Jovens e Feminina de Jovens. Nas atividades específicas de cada uma destas divisões, diferentes aspectos da vida são estudados e discutidos. As divisões que existem hoje na BSGI são:
  • DS (Divisão Sênior) - Homens com mais de 35 anos.
  • DF (Divisão Feminina) - Mulheres casadas, com filhos ou com mais de 35 anos.
  • DMJ (Divisão Masculina de Jovens) - Rapazes entre 14 e 35 anos.
  • DFJ (Divisão Feminina de Jovens) - Moças solteiras e sem filhos, entre 14 e 35 anos.
  • DE (Divisão dos Estudantes) - Jovens entre 6 e 17 anos.
Atualmente a missão de cada divisão é promover um aspecto da prática budista. A Divisão Sênior(DS)ficou responsável por promover o kofu, como é conhecido o sistema de arrecadação de contribuições utilizado pela BSGI. A Divisão Feminina(DF)ficou responsável pela divulgação do Brasil Seikyo, principal periódico da organização e a Divisão dos Jovens(DJ) pelas atividades de propagação e proselitismo, o chakubuku.
 
 Kofu
O sistema de contribuição para o Kossen-Rufu ou simplesmente Kofu como é comumente chamado na BSGI é o tipo de sistema de arrecadação de contribuições utilizado pela BSGI. Tem origem quando os membros da Soka Gakkai solicitaram ao 2º Presidente da Soka Gakkai, Jossei Toda, uma forma de contribuir também com o Kossen-Rufu através de doações em dinheiro.No princípio Toda foi contra esta idéia pois achava que ele deveria custear as atividades da organização,mas devido ao crescimento estrondoso da organização isto ficou economicamente inviável.Este sistema funciona com base em um valor mínimo chamado cota.Trimestralmente os membros da BSGI podem doar, voluntariamente, o valor que desejarem. Não existe a obrigatoriedade de uma contribuiçõa mensal. Esses valores são depositados em contas da organização previamente informados e os comprovantes dos depósitos são entregues pelos membros, em dia específico aos distritos ou comunidades, onde serão confeccionados certificados de agradecimento e participação aos membros.Os valores arrecadados são convertidos em manutenção de Sedes e Centros Culturais e para custear as atividades da organização.
Centros Culturais e Sedes Regionais
Apesar da maioria das reuniões da BSGI serem realizadas nas casas dos membros em comunidades espalhadas por todo o Brasil, existem locais onde pode-se realizar reuniões com grupos maiores que são as Sedes Regionais e os Centros Culturais. As Sedes Regionais são locais onde os membros da BSGI de uma determinada região se reúnem para realizar reuniões de palestra, reuniões por divisão, recitação de Daimoku (Daimoku-tosso), atividades comemorativas ou alusivas (Gongyokai) ou ainda apresentações artísticas. Existem também sedes regionais na maioria dos estados brasileiros, que podem ser imóveis próprios ou alugados. Os Centros Culturais são locais mais amplos, que podem abrigar de 150 a 500 pessoas, onde os membros da BSGI realizam grandes encontros a nível regional ou nacional.
Os principais são:
  • Centro Cultural Doutor Daisaku Ikeda, o "Novo Centro Cultural da BSGI", inaugurado pelo Sr. Hiromassa Ikeda, vice-presidente da SGI, em São Paulo. É o principal prédio da BSGI, erguido onde antes existia o Centro Cultural da BSGI. Está localizado próximo ao metrô Vergueiro, na Rua Tamandaré em São Paulo.
  • Auditório da Paz, em São Paulo, inaugurado em 1984, antes denominado Auditório Presidente Ikeda, hoje faz parte do complexo Centro Cultural Doutor Daisaku Ikeda.
  • Sede Central da BSGI, em São Paulo, onde fica concentrada a parte administrativa da BSGI e a redação do Brasil Seikyo, periódico semanal da BSGI. Localizado na mesma rua do Centro Cultural Doutor Daisaku Ikeda.
  • Sede Social da Divisão Feminina, localizada na rua do Centro Cultural Doutor Daisaku Ikeda e da Sede Central da BSGI.Este local foi a primeira Sede da BSGI
  • Sede Social Josho, o antigo templo Itioji, onde realizam-se casamentos e reuniões.
  • Centro Cultural Campestre da BSGI, em Itapevi, São Paulo. Realizam-se Cursos de Aprimoramento (Capri) e Reuniões Nacionais de Dirigentes.
Além destes existem os Centros Culturais do Rio de Janeiro, Norte do Paraná, em Londrina, Ribeirão Preto, Belo Horizonte, Mogi das Cruzes, Angra dos Reis, Brasília, Pará e São José dos Campos e os Centros Culturais Regionais da CCSP Norte e Sul, localizados nos bairros de Santana e Jabaquara.
O Centro Educacional Soka e a Escola Soka do Brasil são escolas particulares que utilizam a metodologia de ensino brasileira aliado ao método de ensino desenvolvido para ensino e alfabetização pelo primeiro presidente da Soka Gakkai, Professor Tsunessaburo Makiguti, chamado "Educação Para uma Vida Criativa", utilizado também na Universidade Soka do Japão, na SUA (Soka University of America) e em outras unidades escolares Soka espalhadas pelo mundo.
Reunião de Palestra
A Reunião de Palestra é a principal reunião realizada uma vez por mês na BSGI. Ela tem como objetivo reunir os membros para estudar o budismo, trocar experiências e apresentar a filosofia budista a novas pessoas. Ela teve origem no Japão, quando Jossei Toda reunia pessoas para apresentá-las à filosofia do Budismo de Nitiren Daishonin. Apesar do nome "Reunião de Palestras", de fato, é a reunião com base nos diálogos. Esta idéia é refletida no termo original de idioma japonês "Zadankai". Ela pode ser realizada a qualquer nível de a Bloco a Subcoordenadoria ou até nacionalmente.
Como é uma Reunião de Palestra?
Basicamente inicia-se a reunião com um ou dois apresentadores (Shikai),seguido da recitação do Gongyo e Daimoku (geralmente utiliza-se um local onde há um Butsudan(oratório)com um Gohonzon consagrado), em seguida inicia-se a apresentação de convidados, estudo da matéria da Reunião(publicada mensalmente no Brasil Seikyo), apresentações culturais, incentivos de dirigentes convidados, relatos de experiência ou de comprovação e canto de algumas canções da BSGI. dura em média uma hora e meia, podendo ser realizada em casas particulares ou sedes da BSGI, dependendo do caso.

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